No intuito de otimizar os processos na área da saúde e reduzir fraudes e desperdícios, o Grupo IBES anuncia o lançamento da “Certificação de Fluxo e Protocolo Cirúrgico”, em colaboração com a startup Fin-X. Esta iniciativa tem como objetivo principal diminuir a assimetria de informações que resulta em altos custos tanto para os beneficiários da saúde suplementar quanto para os usuários do Sistema ÚniFin-X quer ampliar o seu impacto, gerando mais valor para toda a jornada cirúrgica. Dessa forma, o apoio a essa Certificação está totalmente alinhado à nossa visão e compartilhando do mesmo propósito e filosofia do IBES, a Fin-X desperdícios e assimetria de informações. “Atuamos com uma plataforma integrada de desempenho de processos e a Fin-X quer ampliar o seu impacto, gerando mais valor para toda a jornada cirúrgica. Dessa forma, o apoio a essa Certificação está totalmente alinhado à nossa visão e compartilhando do mesmo propósito e filosofia do IBES, a Fin-X apostou nesse projeto pioneiro”, explica Daniel. Segundo ele, estima-se que cerca de 30% dos gastos na área da saúde sejam destinados a essas questões, o que representa uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB).
Vivian Giudice, Founder do Grupo IBES, explica que o projeto da Certificação teve início há aproximadamente um ano, com o intuito de transformar em certificação uma das atividades assistenciais que mais geram eventos adversos em organizações de saúde. “Adicionalmente, podem ter acesso às boas práticas de mercado e evoluir em suas operações assistenciais, avaliando redesenho de processos, revisando modelos de gestão, de treinamento e de desenvolvimento de pessoas e considerando o uso de novas tecnologias. Tudo isso para proporcionar maior segurança assistencial e melhores desfechos para os pacientes”, esclarece.
A Certificação de Fluxo e Protocolo Cirúrgico não só promove melhorias nos processos e modelos de gestão das instituições de saúde, mas também oferece acesso a boas práticas de mercado e incentiva a adoção de novas tecnologias, visando proporcionar maior segurança assistencial e melhores desfechos para os pacientes.
A solução, que será oficialmente lançada este ano, já foi implementada com sucesso no Hospital Samaritano, na unidade de Higienópolis. “Esse certificado está alinhado à nossa estratégia de cuidado centrado no paciente com melhoria contínua dos nossos processos. O grande ganho que enxergamos é justamente esse, revistar os processos que já existem, de forma madura, em prol de aperfeiçoamentos”, afirma Dr. Marcelo Sartori, diretor executivo do hospital.
Para Daniel Shiraishi, o objetivo final é colaborar para o avanço dos processos assistenciais na saúde brasileira, proporcionando resultados mais eficazes e eficientes para os pacientes, além de promover uma maior acessibilidade ao sistema de saúde. “Dessa forma, será possível trazer resultados efetivos para os desfechos dos pacientes, bem como eficiência operacional, que possibilitem maior acesso do sistema de saúde para a população brasileira”.
Vivian Giudice ressalta que a Certificação surge em um momento crucial, onde os recursos na área da saúde são limitados e a demanda por cuidados médicos está em constante crescimento. “Esperamos que essa iniciativa contribua como uma referência para operadoras, instituições, gestores e profissionais de saúde lançarem mão, em prol da avaliação de qualidade e da eficiência na tomada de decisão”, finaliza.